Eficiência energética na indústria estará em evidência na Mercopar 2015

A Mercopar contará com um espaço onde serão disponibilizadas assessorias individuais tanto para os expositores quanto para os visitantes.

O consumo de energia elétrica representa um dos principais custos do setor industrial, independente do porte das empresas. No Brasil, cerca de 34% da energia gerada é consumida pela indústria, o que impacta diretamente nos custos, fator potencializado pelos recentes aumentos de tarifas. Diante desse quadro, a Mercopar dedicará atenção especial a este tema durante a feira que acontece de 6 a 9 de outubro, em Caxias do Sul (RS), reunindo expositores das áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais.

De acordo com a gestora estadual das soluções de sustentabilidade da Gerência de Inovação e Tecnologia do Sebrae/RS, Cristina Correia, a Mercopar contará com um espaço onde serão disponibilizadas assessorias individuais tanto para os expositores quanto para os visitantes. Além disso, também será possível realizar avaliações gratuitas para identificar oportunidades de melhorias na gestão de energia da empresa, além de verificar o potencial para a implantação de sistemas fotovoltaico, termosolar e eólico. “Serão realizados seis tipos de avaliações on-line: gestão de energia, equipamentos, potencial fotovoltaico, potencial eólico e potencial de certificação de edificações”, explica Cristina Correia.

Bancadas demonstrativas

Neste mesmo espaço, disponibilizado por meio de uma parceria entre o Sebrae/RS e o Senai, haverá, ainda, bancadas demonstrativas e consultores que irão explicar o funcionamento e as vantagens da adoção de práticas para melhorar a eficiência da energia nas indústrias. São elas:

- Bancada demonstrativa de Sistemas Fotovoltaico: apresentação de placas fotovoltaicas, simulação de geração de energia, orientação sobre custo-benefício de adoção do sistema;
- Bancada de motores: simula consumo energético de motores rebobinados, comparados com motores novos, orientação sobre dimensionamento e eficiência de motores e seus impactos no consumo de energia;
- Painel de Iluminação: com auxílio de um luxímetro, o consultor fará comparação de intensidade luminosa e consumo de energia dos diferentes tipos de lâmpadas;
- Telão para apresentação da ferramenta de simulação – Apresentação de ferramenta de simulação que auxilia a criação de modelos digitais de sistemas logísticos e de produção, para que seja possível explorar as características dos sistemas e otimizar seu desempenho. A otimização de desempenho permite a redução do consumo de energia;
- Câmera Termográfica – A termografia como método preventivo na Indústria permite: detectar maus apertos ou corrosões nos contatos elétricos; análise de quadros elétricos; detecção de maus contatos, relés defeituosos, ventiladores defeituosos, detecção de problemas relacionados com sobrecargas e qualidade de energia, detecção de problemas elétricos em motores.


Continua depois da publicidade


A Mercopar, que acontece no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, é o mais importante evento na área de inovação industrial e subcontratação da América Latina. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG.