Indústria 4.0 será tema em estande do Senai/SC e ITA na Intermach

No estande serão abordados sistemas de manufatura, Laser e sistemas embarcados, potenciais pesquisas e cursos voltados para a área.

Com a proposta de apresentar um estande temático, o Senai/SC e o ITA compartilham um espaço na 10ª Intermach para apresentar as tecnologias chave da Indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial. 
 
Jefferson de Oliveira Gomes, professor do ITA e diretor regional do Senai/SC, explica que essa indústria do futuro, tem o foco de personalizar cada vez mais os produtos, fornecer respostas rápidas ao cliente, preservar o meio ambiente e promover interação com os consumidores. As principais tecnologias necessárias para tornar possível a aplicação deste conceito são: automação, manufatura aditiva, manufatura digital (simulação), RFID, Laser, etc.
 
Tendo esse conceito em pauta, o objetivo do ITA e do Senai/SC é o de “demonstrar às indústrias como ambas as instituições podem apoiá-las na implantação da Indústria 4.0 por meio do desenvolvimento de competências, desde pesquisas até capacitação de pessoas”, explica Gomes.
 
No estande poderão também ser conferidas as facilidades oferecidas para o desenvolvimento de pesquisas, desde infraestrutura tecnológica de ponta até o acesso a recursos das fontes de fomento. “O ITA, por exemplo, dispõe de recursos Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que é uma excelente fonte de fomento para o desenvolvimento de projetos”, menciona Gomes.
 
Além de levar ao conhecimento da indústria essas facilidades, o ITA e o Senai/SC buscam verificar suas necessidades para melhor atendê-la.

Serviço

Intermach 2015 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica
Data: 1 a 4 setembro de 2015
Horário: 14h às 21h
Local: Expoville – Joinville/SC – Brasil
Organização: Messe Brasil