Dassault Systèmes faz parceria com a WSU/NIAR para avanço de tecnologias no setor aeroespacial

O Centro 3DExperience da Universidade Estadual de Wichita vai criar e impulsionar novas tecnologias de design de materiais para fabricação aditiva.

A Dassault Systèmes, a empresa 3DExperience, líder mundial em software de projeto 3D, 3D Digital Mock Up and Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que assinou parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa em Aviação (NIAR) para abrir um Centro de Inovação na Universidade Estadual de Wichita (WSU) para avançar o uso de novas tecnologias, como a fabricação aditiva que vai moldar o futuro da indústria da aviação. 

O Centro 3DExperience fará parte do Campus de Inovação da universidade americana. A cidade de Wichita, em Kansas, é considerada o epicentro da educação aeroespacial e o Centro de Inovação da Universidade ocupa o primeiro lugar nos Estados Unidos em gastos da indústria em pesquisa e desenvolvimento aeroespacial, de acordo com a National Science Foundation.

O Centro 3DExperience permitirá o desenvolvimento e fabricação de produtos avançados, materiais de fabricação da próxima geração e tecnologias que utilizam a plataforma e aplicativos da marca 3DExperience da Dassault Systèmes, incluindo:

  • Desenvolvimento de novos materiais de engenharia com aplicativos BIOVIA (por exemplo, Materiais de Estúdio), 
  • Simulação e otimização de materiais, processos e sistemas de fabricação aditiva,
  • Multi-Robotics Advanced Manufacturing (MRAM), com fabricação multi-escala DELMIA, e
  • Certificação do processo de ponta a ponta, integrando vários níveis de complexidade e escala a partir de material molecular específica para a totalidade do produto, do processo de fabricação específico para os processos de produção integrada e global, e de sistema para sistemas de sistemas, com a plataforma 3DExperience.

A fabricação aditiva promete às empresas a capacidade de projetar qualquer forma sem restrições, dando a oportunidade de criar uma mudança de paradigma na indústria. Os fabricantes podem reduzir o desperdício em até 90% e eliminar erros que impactam a qualidade e o custo.


Continua depois da publicidade


“A fabricação aditiva tem um elevado potencial para a indústria aeroespacial e outras indústrias, e vai muito além apenas da impressão 3D. Ela exige uma compreensão de novos materiais até o nível molecular e de como esses materiais atuam sob qualquer cenário, como eles podem ser fabricados de forma conveniente e com baixo custo e como cada parte do sistema final pode ser certificada", disse Michel Tellier, Vice-Presidente da Indústria Aeroespacial & Defesa da Dassault Systèmes. "O centro vai alavancar o estudo de novos usos da plataforma 3DExperience e ampliar os conhecimentos sobre simulações. Os materiais de amanhã vão empurrar a evolução do design, produção e operação de aviões para uma nova era.”

“A Dassault Systèmes é uma parceira essencial no Campus de Inovação da WSU, que possui um centro de classe mundial onde pesquisadores, estudantes e a indústria se reúnem para experimentar as suas ideias", disse John Tomblin, Vice-Presidente para pesquisa e transferência de tecnologia da WSU e diretor-executivo da NIAR. "O centro 3DExperience fornece a capacidade para ir do conceito a uma experiência completa da ideia, para a realização de ver essa ideia que está sendo desenvolvida e fabricada - tudo é possível com a plataforma da Dassault Systèmes. Será um fator essencial da fabricação aditiva na indústria aeroespacial, bem como de outras indústrias.”

A Dassault Systèmes, o Instituto Nacional de Pesquisa em Aviação e o Centro de Inovação na Universidade Estadual de Wichita já colaboram há muito tempo no desenvolvimento de um roteiro comum visando à inovação da aviação. Além disso, mais recentemente, as duas entidades trabalharam em conjunto para finalizar a experiência de solução da indústria "Passenger Experience" da Dassault Systèmes, recém-lançada em junho deste ano.