Facebook construiu drone com o qual levará internet a áreas remotas

O veículo aéreo não tripulado se alimenta de energia solar.

A rede social Facebook anunciou nesta quinta-feira (30) que construiu um drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros e com o qual quer levar internet a áreas remotas do planeta.

O veículo aéreo não tripulado, ao qual o Facebook deu o nome de Aquila e que se alimenta com energia solar, pode permanecer no ar durante um período de até 90 dias.

O projeto faz parte da iniciativa Internet.org, com a qual o Facebook quer facilitar acesso à web nos países em desenvolvimento.

"Desde que lançamos o Internet.org nossa missão foi encontrar formas para facilitar a conectividade para mais de 4 bilhões de pessoas que ainda não estão on line", afirmou a companhia em comunicado.

O Facebook assinalou que suas alianças com operadores móveis em 17 países durante o último ano facilitaram o acesso ao serviço de internet básico a mais de 1 bilhão de pessoas.

Para conseguir seu objetivo de levar internet até o último canto do planeta, o Facebook está trabalhando, além dos drones, em satélites, raios e tecnologia terrestre.

Os pesquisadores do Facebook anunciaram também que descobriram uma forma de utilizar raios para conseguir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores que os padrões atuais da indústria.

O Facebook esteve trabalhando no Aquila durante um ano e utilizou a tecnologia que adquiriu quando comprou a companhia de drones britânica Ascenta no ano de 2014.


Tópicos: