Multinacional do setor de mineração investirá R$ 150 milhões em nova planta no Brasil

São Paulo receberá a nova planta da Sibelco nos próximos 18 meses.

A Sibelco, multinacional do setor de mineração, anuncia a construção de mais uma planta no Brasil, a ser instalada no Estado de São Paulo nos próximos dezoito meses. Além de ampliar a capacidade produtiva da companhia, a fábrica contribuirá na estratégia de posicioná-la como líder de mercado em carbonatos de cálcio no País.

A iniciativa receberá aproximadamente R$ 150 milhões e faz parte do Programa de Investimentos da Sibelco América do Sul que destina recursos para outros países da região, incluindo a nova fábrica de carbonato de cálcio, o centro de distribuição no Chile e a nova linha de calcinação de cal completa na Argentina, entre outros projetos em discussão.

"A unidade será referência mundial em qualidade e sustentabilidade, posicionando a Sibelco com elevados padrões de performance para os clientes. Com instalações mais modernas, automatizadas e mais sustentáveis, reforçamos nossa posição de produtor de alta qualidade de produtos de carbonatos de cálcio no País", explica Paulo Wandenkolk, presidente e CEO da Sibelco América do Sul.

As novas instalações contemplarão os processos de calcinação de calcário, processo de carbonatação para fabricação de carbonato de cálcio preciptado, moagem, secagem e preparação da carga mineral líquida (slurry) para a indústria de tintas. A capacidade da fábrica está projetada para 200.000 toneladas de carga mineral líquida e 35.000 toneladas de carbonato de cálcio ultrafino para a indústria de plástico, que contribuirá na redução de importações desta matéria-prima pelo País.

A nova fábrica ficará no estado de São Paulo e a Sibelco ainda busca um local estratégico para atender a indústria de tintas.

Parcerias e Associações


Continua depois da publicidade


Em 2014, a Sibelco tornou-se sócia minoritária da EDK Mineração, empresa pertencente ao grupo Fairway, com ênfase em logística. A mineradora está presente em Cachoeiro do Itapemerim (ES), região conhecida pelas grandes reservas de calcita e dolomita. Atua na produção de carbonatos de cálcio natural e recentemente expandiu seus negócios para Pernambuco (Moreno) visando o mercado do Nordeste, com uma unidade completa de fabricação de massa corrida para a indústria de tintas. A EDK também atua nos mercados de carbonatos para as indústrias de tinta, papel, plástico, agricultura e siderurgia.

Esta  associação faz parte do projeto estratégico de fortalecimento da Sibelco na América do Sul para complementação da linha de produtos da companhia. As empresas atuam com administrações independentes e próprias.