Audiência termina com acordo parcial entre Chery e trabalhadores em greve

Depois de duas horas, a montadora decidiu atender apenas parte das reivindicações da convenção coletiva dos funcionários.

Terminou com um acordo parcial, no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, interior paulista, a audiência de conciliação entre trabalhadores e diretores da montadora chinesa Chery, cujos 470 funcionários da fábrica instalada em Jacareí, interior paulista, completaram nesta quarta-feira (6) um mês de greve. Foi a terceira tentativa de acordo na Justiça. Depois de duas horas, a montadora decidiu atender apenas parte das reivindicações da convenção coletiva dos trabalhadores.

A proposta será colocada em assembleia na manhã de quinta-feira (7), para decisão dos trabalhadores sobre o fim da greve. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Antônio Ferreira de Barros, a empresa manteve a proposta de aumento do piso salarial para R$ 1.850,00 e propôs reduzir a jornada de trabalho de 44 para 42 horas em dois anos e continuar a redução até chegar às 40 horas pleiteadas pelos trabalhadores.

Também foram aprovadas compensação de quatro dias (sábados) e estabilidade de 90 dias para os grevistas, e estabilidade até a aposentadoria para os trabalhadores lesionados, além de ampliação do convênio médico para dependentes e redução a zero dos descontos de medicamentos. No entanto, reivindicações importantes relacionadas às horas extras, adicionais e ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias, não foram acordadas.

Também ficou acordada a formação de dois grupos de estudos, um para avaliar a terceirização ilícita de 60 trabalhadores da seção de manuseio e outro para montar e aprovar a estruturação de cargos salários, a exemplo do que ocorre em outras montadoras. As propostas serão colocadas em assembleia na manhã desta quinta-feira para aprovação ou não da continuidade da greve. A audiência foi presidida pela juíza Gisela Rodrigues Moraes, vice-presidente do TRT-15 do Estado de São Paulo.