BNDES lança novo produto para estimular investimentos em Inovação nas empresas brasileiras

BNDES Soluções Tecnológicas apoiará clientes de todos os portes, setores e regiões do País que queiram inovar em produtos e processos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está lançando um novo produto: o BNDES Soluções Tecnológicas. Com ele, clientes de qualquer porte, setor de atividade ou região do País poderão financiar a aquisição de soluções tecnológicas para melhoria de seus produtos e processos.

O financiamento terá como foco a comercialização de tecnologias que já se encontrem disponíveis para aplicação, não envolvendo, portanto, o financiamento à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, atividades que já contam com outros instrumentos de apoio do Banco.

Além do financiamento ao serviço de aplicação ou customização da tecnologia — a ser prestado por mão de obra especializada e obrigatório para efetivar o fornecimento de qualquer solução —, poderão ser financiados, se necessários, itens como testes, ensaios, certificações, modificações de layout para melhoria do processo organizacional, treinamentos para o usuário final da tecnologia, dentre outros.

Operado na modalidade indireta automática, ou seja, por meio de agentes financeiros, sem consulta prévia ao BNDES, o novo produto terá estrutura operacional análoga à do Finame.

O BNDES Soluções Tecnológicas está em fase de credenciamento de fornecedores. Podem se credenciar entes públicos e privados, bem como empresários individuais inscritos no CNPJ e no Registro Público de Empresas Mercantis, incluindo empresas de base tecnológica, instituições de ensino superior, organizações sem fins lucrativos e institutos e centros de tecnologia.

Para estabelecer um canal de comunicação entre oferta e demanda por soluções tecnológicas, foi criada, também, uma plataforma online, que já está no ar. No canal, os fornecedores credenciados poderão divulgar suas soluções ao mercado, permitindo às empresas demandantes conhecer as tecnologias mais atuais direcionadas ao seu segmento de atuação.


Continua depois da publicidade


O produto preenche uma lacuna na gama de instrumentos financeiros disponibilizados pelo BNDES para investimentos em inovação, ao disponibilizar apoio para a etapa de comercialização de tecnologias já disponíveis para aplicação, mas que muitas vezes são subutilizadas pelo mercado, seja por desconhecimento ou por falta de financiamento adequado.

Condições

A taxa de juros do novo produto será composta pela TJLP mais 1,5% mais 0,1% de custo de intermediação financeira, para micro, pequenas e médias empresas. Para empresas médias-grandes e grandes, a taxa é TJLP mais 1,2% mais 0,5% de intermediação financeira. O prazo total máximo será de 60 meses, aí incluídos 24 de carência. A participação máxima do BNDES é de 70% dos itens financiáveis para MPMEs e de 50% para médias-grandes e grandes empresas.

Com o novo produto, o Banco pretende aumentar a taxa de inovação das empresas brasileiras, estimular o mercado nacional de desenvolvimento de tecnologias, aumentar a competitividade das empresas brasileiras demandantes de tecnologia, principalmente as MPMEs, e alinhar as práticas dos fornecedores de soluções tecnológicas às necessidades estratégicas do mercado.