Simpósio SAE Brasil de Sistemas de Manufatura debate eficiência industrial

Sexta edição do encontro reunirá indústrias de transformação, instituições de ensino e governo na Universidade Positivo, em Curitiba.

Discutir as novas ferramentas de manufatura apresentadas ao mercado brasileiro, que possibilitam manter a competitividade em tempos de retração, é o principal objetivo do 6º Simpósio SAE Brasil de Sistemas de Manufatura. O encontro reunirá representantes de indústrias de transformação e instituições de ensino, além de representantes do governo, na Universidade Positivo, em Curitiba/ PR, dia 8 de abril, a partir das 8h.

Organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE Brasil, o simpósio apresentará na sua sexta edição o tema Eficiência Industrial, com foco em novas tecnologias de gestão de produção, manufatura avançada, inovação produtiva, automação industrial, logística eficiente, supply chain e gestão de operações.

Segundo o engenheiro Izidro Penatti, chairperson do encontro, potencializar a eficiência dentro das manufaturas é o caminho para atravessar crises econômicas extremamente difíceis. “Todas as indústrias de manufatura estão buscando alternativas para suportar esse momento e construir uma ponte com uma boa estrutura para o que vem de crescimento pela frente”, afirma.
 
Para Penatti, a manufatura tem uma importante missão diante do atual cenário, que é criar mecanismos para o desenvolvimento contínuo e de qualidade. “O papel não deve ser só executar, mas repensar o conhecimento teórico para gerar novas práticas e resultados melhores na produção”, avalia o engenheiro.  

Programação

O simpósio terá palestras, apresentações de cases e mesas de debates com a presença de representantes de indústrias de transformação, instituições de ensino e governo, que falarão para engenheiros e demais profissionais das áreas de produção, manufatura, qualidade, processos e produtos, além de estudantes e interessados nessas áreas.


Continua depois da publicidade


O simpósio terá, ainda, dois minicursos na Universidade Positivo. Marcelo Rodrigues, professor da Gemba Training, abordará os temas “Lean – Como Alcançar a Eficiência Produtiva” (dia 6 de abril, das 18h30 às 22h30) e “OEE – Medindo e Direcionando Projetos de Melhoria” (dia 8 de abril, das 18h30 às 22h30). Também está programada visita técnica à Volvo do Brasil (avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 2.600, Cidade Industrial de Curitiba – Curitiba/PR) para o dia 7 de abril, das 9h às 11h.

O 6º Simpósio SAE Brasil de Sistemas de Manufatura tem como patrocinadores a Siemens, a Staubli, a Bosch e a Renault. Além disso, recebe apoio da CCFB (Câmara de Comércio França-Brasil) e da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

“Os simpósios da SAE Brasil fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE Brasil.

Para o engenheiro William Bertagni, vice-presidente da SAE Brasil, nos simpósios da SAE Brasil a informação é privilegiada e atualizada por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses eventos são oportunidades únicas para o networking profissional”, diz Bertagni.

Serviços

6º Simpósio SAE Brasil de Sistemas de Manufatura
Data: 8 de abril de 2015, a partir das 8h
Local: Universidade Positivo (Pequeno Auditório) – rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Mossunguê, Curitiba/ PR


Tópicos: