Banco Central dos EUA acena com manutenção dos juros nos níveis atuais

O Federal Reserve (Fed), autoridade monetária norte-americana, informou nesta quarta-feira (18), em comunicado dirigido ao mercado, ser "improvável" a subida da taxa de juro na sua próxima reunião, em abril.

No comunicado, após uma reunião de dois dias, o Fed deixou de dizer, no entanto, que "pode ser paciente" antes de uma normalização da política monetária, como expressou nas notas das últimas reuniões, e isso foi interpretado como mais um passo rumo a uma futura subida da taxa de juro nos Estados Unidos.

O Fed manteve a taxa de juro próxima de zero (entre 0% e 0,25%), um nível que se mantém desde a crise financeira de 2008, para continuar a apoiar a recuperação econômica.

No comunicado, aprovado por unanimidade, o Fed indica que não considera "apropriado" aumentar os juros enquanto não vir sinais de melhoria no mercado de trabalho e não tiver confiança numa aproximação da inflação da meta de 2%.

Quanto às previsões de crescimento, o banco reduziu o prognóstico de crescimento da economia norte-americana neste ano. Pelos cálculos da instituição, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) deverá ficar num intervalo entre 2,3% e 2,7% no final do ano, ao contrário da estimativa de 2,6% a 3%, divulgada em dezembro de 2014.

Em contrapartida, os preços ao consumidor devem ter aumento entre 0,6% e 0,8% este ano – abaixo do cenário entre 1% e 1,6% previsto anteriormente. Sobre a taxa de desemprego, o Fed prevê que fique entre 5% e 5,2% em 2015 quando há três meses previra que ficasse entre 5,2% e 5,3%.


Tópicos: