Nexteer investirá R$ 57 milhões para expandir planta

Nova linha de produtos deve entrar em operação no primeiro semestre de 2016.

A Nexteer Automotive, fabricante de sistemas de direção, terá uma nova linha de produção em sua planta de Porto Alegre (RS). Com um investimento total de R$ 57 milhões em equipamentos e tecnologia, a unidade passará a montar colunas de direção elétrica para veículos de passeio. Com a expansão a empresa prevê a geração de 100 novos empregos diretos e faturamento triplicado no Rio Grande do Sul. 

De acordo com o vice-presidente da Nexteer, Rafal Wyszomirski, o crescimento das operações brasileiras e o apoio do governo do Estado foram essenciais para a decisão do investimento. “Estamos entusiasmados com o crescimento da empresa no Brasil nos próximos anos. Também gostaria de agradecer ao Governo do Estado por criar um ambiente competitivo de negócios no Rio Grande do Sul que facilitaram nossa decisão de expandir aqui”, afirmou em nota o executivo. 

A nova linha de produção irá aumentar o portfólio da fábrica de Porto Alegre, que hoje já fornece bombas de direção hidráulica, semieixos e direção elétrica para fabricantes como AGCO, Fiat, Ford, GM, John Deere e PSA. 

O protocolo de intenções para a expansão da fábrica foi assinado no Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho. Estavam presentes o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e executivos da empresa. 

O governador gaúcho reiterou ainda que o Estado vai vencer todas as etapas dos processos de licenciamento para que o projeto de expansão da Nexteer seja concluído até 2016. Segundo Sartori, as dificuldades vividas pelo Estado devem ser superadas com desenvolvimento econômico. "Sabemos das nossas responsabilidades e do desafio para darmos um passo adiante e ver a empresa avançar. A expansão será importante tanto para Porto Alegre quanto para a economia do Rio Grande do Sul", concluiu.