Quimox, da Quimatic Tapmatic, facilita remoção de ferrugem de peças automotivas

De acordo com fabricante, produto substitui com vantagens lixamento e jateamento na remoção de ferrugem e é bastante utilizado na reparação de peças, chassi ou carroceria de veículos usados e na restauração de carros antigos.

Recuperar peças automotivas enferrujadas e oxidadas ficou muito mais rápido, fácil e econômico após o lançamento de Quimox, um produto inovador da Quimatic Tapmatic. De acordo com a empresa, a solução química remove ferrugem na metade do tempo de outros decapantes químicos, não requer esforço físico como métodos mecânicos de remoção (lixamento e jateamento) e ainda reduz custos.

“Quimox conta com agentes decapantes e fosfatizantes extremamente ativos em sua fórmula, o que garante peças limpas e prontas para uso ou para uma nova pintura de maneira muito mais rápida, prática e eficaz”, enfatiza Marcos Pacheco, engenheiro químico da Quimatic Tapmatic.

Demonstração do produto aplicado.
Imagem: Divulgação

O produto é bastante utilizado na reparação de veículos e na restauração de carros antigos. Latarias, engrenagens, eixos, chassis, parafusos, entre outras peças de ferro ou aço, têm a ferrugem removida através da aplicação de Quimox com pincel ou por imersão.

Após o tempo de reação química do produto – o que, dependendo do tamanho da peça e do grau de ferrugem, pode levar de minutos a até algumas horas - basta esfregar suavemente a superfície com pincel ou pano. Depois, é preciso enxaguar e secar a superfície com pano limpo e sem fiapos.

Ao contrário de métodos abrasivos, Quimox não deixa o ambiente contaminado com pó de aço ou de sílica e não cansa o operador, já que não é preciso lixar manualmente ou sustentar o peso de uma esmerilhadeira (no caso do lixamento) durante o trabalho. Como EPI (Equipamento de Proteção Individual), o produto requer apenas o uso de luvas impermeáveis e óculos de segurança durante o uso.


Continua depois da publicidade


A redução de custos é outra vantagem proporcionada pelo produto da Quimatic Tapmatic. O gasto com Quimox é menor do que aquele com lixas abrasivas e o consumo de energia elétrica dos equipamentos usados para lixar e jatear. A solução ainda oferece a vantagem de ser reutilizável, no caso da limpeza de peças por imersão. Em qualquer método utilizado, é sempre preciso garantir proteção contra a volta da ferrugem, seja com o uso de óleo protetivo ou através da pintura da superfície recuperada.

Quimox pode ser encontrado em embalagens com 500 mL, 1L, 5L, 20L e 200 litros.