Embraer termina 2014 com fluxo de caixa negativo em cerca de US$400 mi; ações recuam

A Embraer reviu nesta quarta-feira (14) sua projeção de fluxo de caixa livre em 2014 de levemente positiva em dois dígitos para negativa da ordem de 400 milhões de dólares, motivando forte queda de suas ações.

A fabricante de aviões disse em fato relevante que a mudança de estimativa é resultado, principalmente, "da não concretização de receitas previstas e do aumento nas contas a receber, refletindo um alongamento no prazo efetivo de pagamento por parte de alguns clientes".

A Embraer não deu outros detalhes, mas o Credit Suisse disse em nota acreditar que a companhia teve um aumento de recebíveis em grande parte pelo atraso de pagamentos do governo para o segmento de Defesa da fabricante, afirmando ainda que, aparentemente, os recebíveis aumentaram 600 milhões de dólares apenas em 2014.

A fabricante está trabalhando no cargueiro KC-390 sob encomenda do governo brasileiro. O avião, o maior já desenvolvido e produzido no Brasil, é resultado de acordo de 2 bilhões de dólares firmado em 2009 com a Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave deveria ter realizado seu primeiro voo no fim de dezembro, o que acabou não acontecendo. A primeira entrega para a FAB é estimada para o segundo semestre de 2016.

Segundo o Credit Suisse, atrasos em pagamentos do governo à Embraer já foram vistos em 2013, quando os recebíveis da empresa aumentaram de forma significativa no quarto trimestre, para depois caírem em 700 milhões de dólares logo no primeiro trimestre de 2014. "Tendo em vista o desafiador cenário para (o governo federal) atingir as metas fiscais em 2014, algo desse tipo deveria ser esperado", segundo o banco.

No fim do terceiro trimestre, a linha de contas a receber do balanço da Embraer estava em 796,6 milhões de dólares, queda de 18,5 milhões de dólares contra junho, mas bastante acima dos 520,1 milhões de dólares registrados em setembro de 2013.

As ações da Embraer chegaram a cair mais de 5 por cento na abertura da bolsa brasileira nesta manhã, após a divulgação de que o fluxo de caixa terminou o ano negativo. Às 10h30, os papéis da empresa perdiam quase 3 por cento, a 22,00 reais, enquanto o Ibovespa cedia 1,17 por cento.


Continua depois da publicidade


Na noite de terça-feira, a Embraer informou ter cumprido sua meta de entregas de jatos no ano passado.

A divulgação do resultado da Embraer do quarto trimestre e do ano fiscal completo de 2014 está prevista para 4 de março, segundo informação no site da companhia.


Tópicos: