Novo mandril universal de alta precisão da Widia

Fabricantes de componentes de alta precisão (aeroespacial, transporte, moldes e matrizes, engenharia em geral, e muitos mais) travam uma constante batalha entre a necessidade de produzirem peças de elevada tolerância e a realidade dessas mesmas peças serem sempre de máxima urgência.

A Widia está anunciando uma nova arma importante que irá permitir às empresas atingirem esses objetivos, um mandril porta-pinças universal de alta precisão que permite ser usado em várias aplicações (fresamento, furação, mandrilamento ou rosqueamento), mantendo a precisão de batimento de 0,003 mm (0,0001 polegadas) em 3xD.

As empresas que pretendem atualizar o desempenho e tolerância da peça final irão acolher de forma positiva as funcionalidades deste mandril:

Versatilidade adicional - a capacidade de continuar a usar pinças ER padrão durante a atualização para pinças de precisão

-Paredes do mandril mais grossas e uma forma exterior mais resistente para maior rigidez e menor vibração, o que permite obter uma maior vida útil do fuso e da ferramenta;
-Pinças de precisão seladas (6 - 20 mm ou 0.24 – 0.79 polegadas) para um excelente fornecimento de refrigeração e uma longa vida útil da ferramenta;
-Balanceamento melhor e repetível, contribuindo para uma maior precisão.

As indústrias aeroespacial, moldes/matrizes e muitas outras se deparam constantemente com materiais de elevada resistência e difíceis de usinar, que requerem elevados torques, energias e forças. O perigo das fresas serem arrancadas do suporte da ferramenta devido a estas forças extremas tem aumentado significativamente. Pelo menos, é esta a realidade patente nos suportes de ferramentas que oferecem precisão de aperto com boa concentricidade, tais como tecnologia de montagem por aquecimento. Este tipo de suporte de ferramentas trabalha com bloqueio por fricção, porém sua força de aperto muitas vezes não é suficiente para desbaste.


Continua depois da publicidade


Como resposta, a nova pinça universal de precisão Widia está disponível com proteção contra arrancamento Safe-Lock™ da Haimer. As ranhuras helicoidais são retificadas na haste da ferramenta de fresamento que, juntamente com os respectivos pinos direcionadores existentes dentro do mandril impedem, que a ferramenta comece a girar ou que seja arrancada do suporte em condições extremas de usinagem. A trajetória helicoidal das ranhuras Safe-Lock permite também ajustar o comprimento da ferramenta, ou seja, as ferramentas podem voltar a ser afiadas e ajustadas como habitualmente.