Geely ainda estuda fábrica no Brasil e confirma 2 lançamentos em 2015

Em sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, a Geely confirmou o lançamento do EC7 hatch e do utilitário esportivo EX7 no Brasil em 2015, o que dobra o número de modelos disponíveis no mercado nacional. Também no final do próximo ano o sedã EC7 aparece com câmbio automático (CVT).

De acordo com Ivan Fonseca, presidente da importadora, a Geely deve anunciar  a definição sobre a possível fábrica brasileira até junho do ano que vem. Se for confirmada, ela será no estado de São Paulo e poderá fazer veículos Volvo também - a empresa chinesa comprou a sueca em 2010.

"Seria muito fácil incluir modelos da Volvo em qualquer uma das alternativas analisadas", afirmou Ivan Fonseca, presidente da importadora. O maior parte do investimento em uma planta nacional viria da China (60%), e o restante do Grupo Gandini (40%), representante oficial da marca no país.

Por enquanto, o carros da Geely são montados no Uruguai, cuja planta instalada tem limite de 20 mil unidades por ano. A montadora chinesa espera encerrar o ano com 2 mil unidades vendidas no Brasil e deve atingir 5 mil em 2015.

O EC7 hatch deve adotar o mesmo motor 1.8 de 130 cavalos do sedã. Com 4,40 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, o chinês tem porte semelhante ao do Ford Focus. Porém, a estratégia da marca deve ser de rechear o hatch de equipamentos e colocá-lo para brigar no andar de baixo do segmento, com Fiat Bravo e as versões mais caras de Ford New Fiesta e Hyundai HB20.

A versão “aventureira” do subcompacto GC2 também está cotada para o Brasil. O GX2 não possui a inspiração do panda na dianteira - as linhas parecem mais "masculinas" do que as do modelo do qual é derivado. O modelo tem design próprio, com linhas menos “fofas”.

O primeiro SUV da marca a chegar no país também pertence a “divisão de luxo” da Geely, a Emgrand. Daí a nomenclatura EX7. Sem muitas ousadias visuais, o jipão tem porte de Chevrolet Captiva, com 4,54 m de comprimento e 2,66 m de entre-eixos.

Porém, assim como acontece com o EC7, ele deve brigar em um segmento abaixo, com EcoSport e Tracker. Conta com duas motorizações lá fora. Uma delas é um 2.0 de 140 cv com câmbio manual de 5 marchas e outra com um 2.4 de 160 cv, acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades.