Portfólio diversificado Stellra da Kennametal amplia os horizontes para excelência em corte de metais

Compromisso com "Pensar Diferente é Pensar Melhor" oferece mais opções para o sucesso metalúrgico.

As fresas e pastilhas 7793 de alto avanço e alto desempenho são algumas das várias soluções excepcionais Stellram agora oferecidas pela Kennametal.

No final do ano passado, a Kennametal finalizou a aquisição da empresa de materiais de tungstênio da Allegheny Technologies Inc., incluindo a linha completa de ferramentas de usinagem Stellram™ (anteriormente ATI Stellram). Agora, a plataforma completa de produtos Stellram - com soluções especialmente desenvolvidas para as indústrias de energia, aeroespacial, transportes e outras - está disponível como parte do portfólio da Kennametal. 

Impulsionado pelo compromisso da Kennametal com "Pensar Diferente é Pensar Melhor", o grupo de produtos StellramTM inclui tecnologias de fresamento para melhoria da produção, como o sistema de fresas 7792 e 7793 de alto avanço e o sistema de fresamento 5230 Chevron de aresta longa, bem como a tecnologia de pastilhas de metal duro na classe X-GradeTM. Materiais de alto desempenho como o titânio e outras ligas de baixo peso/ligas de alta resistência, de interesse específico da indústria aeroespacial, são os materiais escolhidos para os projetos destas fresas, pastilhas e classes exclusivas.

Sistemas de cabeçote de fresa de alto avanço

As fresas Stellram 7792 e 7793 direcionam as forças de corte axialmente para o fuso, diminuindo o desgaste do fuso e melhorando a estabilidade da usinagem. Tanto equipamentos modernos quanto os mais antigos são beneficiados por essa tecnologia de ferramenta de corte. As fresas de faceamento Stellram operam em profundidades de corte baixas e taxas de avanço bastante elevadas, o que resulta em taxas de remoção de metal até cinco vezes maiores do que as de fresas convencionais. Além de fresamento de faceamento de alto avanço, a 7792 é capaz de usinagens de cavidades, abertura de ranhuras e de mergulho.


Continua depois da publicidade


As pastilhas de fresamento de alto avanço estão disponíveis na tecnologia exclusiva da classe Stellram X-Grade®. A tecnologia X-Grade utiliza rutênio como ingrediente principal, combinado com um aglutinante de cobalto, para superior resistência ao craqueamento térmico e à propagação. Os resultados são taxas de remoção de metal até três vezes maiores do que as de ferramentas de corte convencionais, além de vida útil mais longa da ferramenta. As pastilhas X-Grade estão disponíveis em diversos estilos para diversas aplicações.

Elas também foram desenvolvidas para produzir as mais altas taxas de remoção de material, em materiais de alto desempenho como o titânio, além de outras ligas de difícil usinagem como ligas de níquel, de cobalto e de titânio, utilizadas extensivamente nas indústrias de energia e aeroespacial.

Fresamento 5230 Chevron de aresta longa

A série exclusiva de fresamento de aresta longa Stellram 5230 combina pastilhas e fresas para oferecer reduções significativas no tempo de usinagem para ligas de titânio e outras ligas de alta resistência. O projeto avançado de pastilha Chevron garante que um ponto de corte esteja sempre em contato com o material de trabalho durante a entrada e a saída. O contato de uma linha no corpo da fresa assegura que duas pastilhas não entram em contato com a peça de trabalho no mesmo plano axial. Isso oferece estabilidade harmônica ideal, reduzindo o consumo de potência e maximizando a vida útil da ferramenta.

Além disso, orifícios roscados para líquido refrigerante no corpo da fresa permitem bloqueio seletivo para ajustar a pressão e o volume. Cada pastilha tem seu próprio jato de líquido refrigerante para a evacuação ideal de cavacos.


Tópicos: