Embraer apresenta protótipo de cargueiro KC-390 e espera acelerar vendas

A Embraer espera avançar nas negociações para novos contratos de venda do cargueiro KC-390, após ter apresentado nesta terça-feira o primeiro protótipo da aeronave militar, a maior já desenvolvida e produzida no Brasil.

O KC-390 é resultado de acordo de 2 bilhões de dólares firmado em 2009 com a Força Aérea Brasileira (FAB), envolvendo a montagem de dois protótipos. Em maio deste ano, a FAB assinou contrato firme de 7,2 bilhões de reais por 28 unidades do cargueiro, que substituirão os aviões Hercules C130 na frota da Força Aérea.

Além do pedido da FAB, a Embraer tem cartas de intenção para venda de 32 unidades do cargueiro para Argentina, Portugal, República Theca, Colômbia e Chile. Os três primeiros são também parceiros industriais da fabricante brasileira no desenvolvimento do KC-390.

"O avião foi apresentado ao mercado hoje e vai fazer o primeiro voo até o fim deste ano. Existe expectativa de que algumas conversas que estamos tendo vamos transformar em algo concreto", disse a jornalistas o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider.

"Tínhamos aqui (na apresentação do primeiro protótipo do avião) representantes de 32 países. Nossa expectativa é muito positiva, o avião deve gerar exportações importantes para o Brasil", acrescentou.

O executivo não deu detalhes sobre o valor da aeronave, afirmando que o preço depende da configuração definida pelo cliente. A Embraer estima demanda total por 700 unidades de cargueiros do porte do KC-390 ao longo de 15 anos, mas não revela qual a participação de mercado estima ter.

O KC-390 é uma aeronave de transporte de tropas e cargas e de abastecimento em voo. O avião também pode realizar missões como busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras. A aeronave é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 870 quilômetros por hora.


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"É um projeto de Estado... Tudo aquilo que fazemos com aqueles velhos (cargueiros) Hercules que estão se aposentando no mundo inteiro poderemos fazer com o KC-390", afirmou em discurso o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, referindo-se aos aviões fabricados pela norte-americana Lockheed.

Os ministros da Defesa de Portugal e da Argentina e o comandante da Força Aérea da República Tcheca estavam entre as autoridades estrangeiras na cerimônia de apresentação do KC-390.

Após o primeiro voo neste ano, terá início a campanha de ensaios de voo de desenvolvimento e certificação da aeronave. A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016.

O avião ajudou a catapultar a cateira de pedidos da Embraer em mais de 20 por cento entre junho e fim de setembro, para patamar recorde de 22,1 bilhões de dólares, afirmou a companhia na semana passada.

Uso não militar

A Embraer avalia a possibilidade de desenvolver versões do KC-390 para outros fins que não militares, em especial para uso pelas indústrias do petróleo e de mineração. Cargas civis também poderiam ser atendidas, eventualmente.

"É muito difícil ter um avião novo competitivo, porque as empresas de carga civil costumam usar aviões de passageiros de meia vida adaptados para carga", disse o diretor do programa KC-390 na Embraer Defesa e Segurança, Paulo Gastão.

Qualquer uso não militar do KC-390 será avaliado no futuro, segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, já que neste momento a empresa está totalmente concentrada em entregar o avião para as missões militares encomendadas pela FAB.

As ações da Embraer subiam 2,6 por cento às 14h48, a 22,56 reais. No mesmo instante, o Ibovespa tinha queda de 3,46 por cento.


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