Dormer expande linha de fresas de metal duro

A Dormer complementou ainda mais sua família de fresas de metal duro, introduzindo diversas novas ferramentas com capacidade de superacabamento e de raio de canto. O lançamento das novas fresas rotativas ocorrerá em dezembro, junto ao lançamento do novo catalogo versão 2015.

O que mais chama a atenção no novo catálogo é a nova linha de fresas de metal duro da Dormer. As inúmeras e incomparáveis variedades de hélices, raios do canto e aresta de corte lateral aumentam bastante a gama de escolha dos clientes que buscam versatilidade em múltiplos materiais e desempenho consistente.

Novas introduções permitem o fresamento
de materiais não-ferrosos e difíceis de usinar.
Imagem: Divulgação/ Dormer

Projetadas, a princípio, para tornar a produção mais eficiente, as novas fresas são recomendadas para uso em uma ampla gama de máquinas, aplicações e tipos de materiais com os benefícios oferecidos pela redução do estoque e economia de tempo durante a troca de ferramentas.

O programa de usinagem em vários materiais também inclui três fresas para chanfro, que estão disponíveis nos ângulos 60°, 90° e 120°.

A linha de fresas tipo ball nose da Dormer também foi beneficiada com essas novas adições. A introdução de diversos acabamentos superficiais e ângulos de saída expande a gama de aplicações diante da variedade de tipos de materiais, incluindo aços endurecidos (até o 63HRc).

Uma das novidades no portfólio de fresamento de metal duro da Dormer é a nova linha de quatro cortes de fresas de topo com raio de canto. Todas contam com uma geometria de hélice singular e uma excelente variedade de raios de canto para ação de corte mais suave, cantos vivos e maiores em uma gama de aplicações difíceis, incluindo usinagem de raios de filete.


Continua depois da publicidade


Também foram criadas outras duas novas famílias de fresas para operações em uma ampla gama de materiais difíceis de usinar, como: Aço inoxidável, Titânio e Liga de níquel.

A primeira família conta com geometrias de passo e hélice incomparáveis e atendem desde operações de abertura de rasgo ao semiacabamento. “Isso serve para harmonizar a ação de corte ao reduzir vibrações, aumentando a vida útil da ferramenta e possibilitando o uso de dados de corte mais altos, além de melhorar o acabamento superficial e reduzir o micro lascamento.” explica Ricky Payling, gerente de produto da Dormer.

A segunda novidade consiste em fresas de superacabamento de múltiplos canais. Disponível tanto com cobertura de nitreto de titânio e alumínio ou nitreto de silício e alumínio, todas contam com grandes ângulos da hélice e pequenos ângulos de saída para manter um desempenho consistente e aumentar a vida útil da ferramenta quando utilizadas com materiais como aço endurecido, aço inoxidável e ligas de níquel ou titânio.

Por fim, diversas fresas de um ou dois canais oferecem a possibilidade de executar operações de fresamento em alumínio e outros materiais não-ferrosos. Todas apresentam superfícies polidas para diminuir o atrito entre a superfície da ferramenta e a peça, tornando o escoamento de cavacos mais rápido e eficiente, além de reduzir o tempo de parada da máquina. Há também a versão com cobertura de diamante real para materiais muito abrasivos, principalmente o grafite.

Todas as novas fresas estão disponíveis em uma ampla variedade de corte e comprimentos gerais para permitir seu uso em diversas operações.


Tópicos: