Hiwin Mectrol do Brasil leva robô articulado de 6 eixos à Mercopar 2014

A utilização de robôs pode trazer um grande benefício para automatização de processos de usinagem e colocar um robô não é a resposta para aumentar produtividade das empresas. Antes de  decidir pela utilização de um robô, é importante analisar o processo manual e adotar métodos que ajudarão a otimizá-lo.

De acordo com o Prof. Dr. Edwin Avólio, responsável pelo Divisão de Robótica da Hiwin Mectrol do Brasil, "as oportunidades para a utilização de robôs devem ser analisadas a partir do  estabelecimento de um processo otimizado, cujos ganhos de eficiência já atingiram um patamar de estabilidade, o grande desafio é a utilização de princípios de otimização em processos com grande dinâmica de atividades as quais compartilham vários recursos, e os robôs da Hiwin tem condições para satisfazer as necessidades das empresas que trabalham no segmento de usinagem, se a empresa acredita que seja a hora de explorar os ganhos adicionais de produtividade, esta empresa deve analisar a possibilidade da utilização dos robôs Hiwin , pois além da qualidade equiparada as marcas tradicionais de mercado, o custo beneficio chega a ser um atrativo e a facilidade de instalação é um diferencial" afirma.

"Antes de decidir pela implementação de um processo de automação em uma indústria de usinagem, deve-se responder duas perguntas. Primeira, você consegue otimizar o processo de fabricação executado manualmente de forma que ele seja confiável? E segunda, com base na análise de um novo processo de fabricação automatizado, este poderá utilizar plenamente a flexibilidade de um robô, proporcionando retorno do seu investimento? Antes de introduzir um robô no chão de fábrica, o primeiro passo é otimizar o fluxo de processo para minimizar o tempo de produção e a melhorar a qualidade do produto. O segundo passo é automatizar tarefas redundantes. Muitas empresas acham que sua produção é muito pequena e não têm um volume suficiente para justificar um sistema com robôs. Esse é um argumento justo, mas é importante entender que o robô será útil em ambientes onde há necessidade de mudanças e flexibilidade" comenta.


Continua depois da publicidade


O robô articulado de 6 eixos da Hiwin, é um manipulador mecânico, flexível e pode ser programado para executar qualquer tarefa de usinagem dentro da sua capacidade de carga útil e alcance. Ele pode executar um conjunto de tarefas com facilidade e com pouca intervenção manual, o que é muito positivo dentro das industrias de usinagem e estará na feira Mercopar 2014 – Stand K211.