Novo sistema ajuda a poupar pneus no transporte

Central lançada por Norgren e Seva ajusta pressão conforme piso e carga.

A Norgren e a fabricante de tacógrafos Seva estão lançando a CTI, Central de Controle de Pressão de Pneus. A tecnologia foi desenvolvida no Brasil e é produzida localmente. A CTI monitora e ajusta a pressão dos pneus para cima e para baixo de acordo com o piso e tipo de carga. A solução visa especialmente à preservação dos pneus, mas também pode resultar em redução de até 3% no consumo de combustível. 

“Em caminhões com 16 a 20 pneus e que rodem em média 500 quilômetros por dia, o equipamento se paga entre seis e oito meses”, afirma o gerente de engenharia da Norgren, Renato Noal. O equipamento utiliza a linha de ar comprimido para os acessórios do caminhão e tem entre três e quatro canais, cada um utilizado para um ou mais eixos. “Ele difere do ‘rodoar’ porque a pressão é ajustada por canal”, recorda Noal. 

Segundo o executivo, o equipamento é ideal para os setores canavieiro, de construção civil e de transporte de commodities pelas diferenças extremas em que operam tanto de terreno como de carga.

A tecnologia trazida pela Norgren é o manifold, solução que integra diversos componentes num produto. Ele reúne válvula, sensor e conexões. Segundo a empresa, o item facilita a montagem e reduz a possibilidade de vazamentos de ar. 

A solução utiliza ainda válvulas solenoides balanceadas, que permitem elevado fluxo de ar. A CTI tem controles internos no painel do veículo (foto), alertando o motorista em caso de avaria no pneu.


Tópicos: