GE desenvolve novo modelo de negócios para o setor metalmecânico

Focada na construção de novas parcerias para aprimorar a oferta de soluções em diversos segmentos, a GE promoveu na capital paulista nesta terça-feira (9), em parceria com a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), um encontro com mais de 200 empresas potenciais fornecedoras do mercado metalmecânico. Líderes e executivos de suprimentos de diversos negócios da GE estiveram na sede da entidade, na zona sul de São Paulo (SP), com o objetivo de potencializar a cadeia produtiva no setor, ampliando a competividade, a capacidade produtiva e o conteúdo produzido dentro do território nacional, em cumprimento às exigências do BNDES.

GE e Abimaq estimam, de imediato, fomentar novos negócios e parcerias com pelo menos 10% das empresas presentes no evento. Para que essa meta seja atingida, rodadas de negócios foram promovidas junto a fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços relacionados para suportar as operações da companhia nas áreas de transporte ferroviário, energia eólica, petróleo e gás, geração e conversão de energia, equipamentos médicos e iluminação. A relação completa de materiais e componentes prospectados pela GE está disponível no site da Abimaq.

“A iniciativa em parceria com a GE ajuda a abrir um amplo campo de possibilidades para o setor metalmecânico brasileiro. São cerca de 6.500 empresas representadas pela entidade que buscam expandir seus mercados. Ao conquistarem oportunidades em áreas como petróleo e gás, transporte ferroviário e equipamentos médicos, garantimos que esses fornecedores compartilhem toda a sua experiência com outros importantes setores produtivos nacionais”, afirma Carlos Buch Pastoriza, presidente da Abimaq.

O presidente & CEO da GE do Brasil, Gilberto Peralta, ressalta a importância do crescimento da cadeia produtiva do setor metalmecânico para suportar a expansão das operações brasileiras da companhia. “Precisamos de mais parcerias para ampliar e otimizar a produção de tecnologias vitais para a evolução da infraestrutura nacional. Esse universo inclui desde turbinas eólicas e locomotivas de carga até sistemas de iluminação ecoeficientes e tecnologias de exploração do pré-sal”, explica.


Continua depois da publicidade


Interação com supply chain

Intitulado “Workout GE de Desenvolvimento de Fornecedores”, o evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, após abertura realizada por Pastoriza, da Abimaq, foram realizadas palestras sobre as operações da GE no Brasil e o trabalho para desenvolver novos fornecedores. Também integrou a programação a preocupação da companhia em firmar parcerias alinhadas com suas políticas de integridade e sustentabilidade, além de uma apresentação sobre linhas de financiamento especiais do BNDES. Já o período da tarde foi reservado para rodadas de negócios com as empresas participantes.

Até o primeiro trimestre de 2015, a GE estima promover novos eventos para expandir sua cadeia de fornecedores na região Nordeste, com foco no setor eólico, e no Estado do Rio de Janeiro, visando buscar novos parceiros no mercado de petróleo e gás.


Tópicos: