Norgren lança solução segura para sistemas de ensacamento

Solução atende aos requisitos de segurança da NR12 e reduz os custos de adequação à NR10.

A Norgren, líder global em automação industrial e controle de fluídos, traz para o mercado brasileiro um novo sistema de controle que oferece solução segura e rápida para enchimento de bags em manipulações de material a granel. A solução oferece engenharia competitiva de última geração e é voltada para o setor de alimentos e bebidas.

A nova solução é adequada para todos os sistemas de ar comprimido, completamente pneumática e intrinsecamente segura, sem necessidade de controle elétrico ou controle lógico programável (PLC). Pode também ser usada em zonas ATEX – que requerem equipamentos certificados contra perigo de explosão assim evitando os altos custos de adequação à NR10. Comparada com alternativas de mercado, que operam com pressões até 6 bar, ela opera com pressões entre 0.15 e 0.3 bar, reduzindo o risco de danos do duto por pressão excessiva e entregando um desempenho consistente, mais rápido e de alta precisão.

A tecnologia também dispensa a necessidade dos sistemas mecânicos tipo “prende saco” assim evitando o risco de ferimento do operador durante o manuseio na máquina atendendo assim os requisitos da NR12.

“A segurança é primordial no manuseio e processamento de grandes volumes de produto em pó, pois pode haver um real perigo de explosão. Com sistemas elétricos, há sempre um risco de uma faísca, mas nossas soluções pneumáticas anulam esse risco e permitem um enchimento mais rápido e preciso” afirma Renato Noal da Norgren.

O sistema de controle está disponível para trabalhar com tamanhos únicos ou múltiplos de Dutos/Bags e existe também uma versão que permite o usuário mudar remotamente entre dois tamanhos de Dutos/Bag. Os acessórios incluem válvula de segurança com escape rápido, controlador de fluxo e reservatório de ar adicional.

Seu design simplificado, com baixo número de componentes, adiciona confiança à unidade que pode ser simples de montar em um painel de controle. O ajuste de pressão é rápido e fácil usando reguladores e medidores de pressão, e a unidade é compatível com diversos tamanhos de dutos e Bags.


Continua depois da publicidade


O sistema é indicado para diversas tarefas de enchimento, desde sacos de plásticos e papelão até enchimento de big bags.