Cadeia de ferramentas e moldes reúne-se em evento promovido pela ABM

O 12º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - Moldes ABM - acontece nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo.

A indústria brasileira de moldes, que tem grande impacto no cenário de manufatura atual em função de sua forte influência em diversos segmentos produtivos, como o de eletrodoméstico e automobilístico, estará reunida, em São Paulo, no 12º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes promovido pela ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.

'Casos de Sucesso: Construindo a ferramentaria do amanhã' será o tema central do evento a ser realizado na sede da ABM (Rua Antonio Comparato, 218 - Campo Belo), nos dias 6 e 7 de agosto. 

"As apresentações e os debates envolverão novas tecnologias, gestão, manufatura, mercado e projeto, sendo uma excelente oportunidade para atualizar conhecimentos e ampliar a rede de relacionamentos", diz o gerente de Eventos, Reinaldo Nascimento.

Estarão presentes na solenidade de abertura, Harry Peter Grandberg, diretor presidente da Villares Metals, empresa anfitriã do evento, e Carlos Sakuramoto, gerente técnico da General Motors do Brasil, que fará a palestra intitulada 'Desconstruir o presente para construir a ferramenta do futuro'.

Dentre os destaques do primeiro dia do encontro está a mesa-redonda sobre capacitação 'Preparando a mão de obra que irá trabalhar nas ferramentas do amanhã'. Participam profissionais do Senai, Instituto Mauá de Tecnologia e Sebrae, tendo como moderador dos debates, Rodrigo Manzano, da Grob do Brasil.

Na parte da tarde, outras duas mesas-redondas debatem sobre gestão, tema de relevância para o setor. Às 14 horas, profissionais do Mackenzie, Jaguarmold e Poli/Usp abordam o tema 'Inovação ao seu alcance'. Wagner Aneas, da W.ANnex Consultoria e Representações, atuará como moderador.

Às 16h10, as discussões focarão o tema 'Transformando objetivos estratégicos em ações'. Participam profissionais da GMB e da Volkswagen, tendo como moderador, Maurício Benedetti, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Na quinta-feira, 7, a programação da manhã prevê a mesa-redonda 'Novas tecnologias para a usinagem de moldes', com pessoal de ferramentaria,  Senai e empresas Romi e Grob do Brasil.

Serão apresentados trabalhos técnicos e casos de sucesso da Vero Software, Schunk Intec-BR, SKA Automação de Engenharias e ESI South America Schunk Intec-BR, seguidos de debate sobre as soluções apresentadas e as razões para se trabalhar em conjunto.

Finalizando a programação do Moldes ABM serão apresentadas duas palestras: 'Mercado/cenário competitivo: O que acontecerá, se as montadoras começarem a comprar mais moldes e estampos das ferramentarias brasileiras?', por Christian Dihlmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer) e 'O apoio do BNDES ao setor de bens de capital', a cargo de Luiz Daniel Willcox de Souza, gerente do departamento de Bens de Capital do BNDES.

Além da Villares Metals, são patrocinadores do 12º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - Moldes ABM: Esi-Group, Dormer Tools, Fapesp, Igus do Brasil, Senai/CNI, Senai Joinville, SKA e Vero Software.

O encontro conta ainda com o apoio da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Abifa (Associação Brasileira de Fundição), Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), Abceram (Associação Brasileira de Cerâmica), CNPq, Capes, ABNT, Sebrae, Unimep e FEI, entre outras instituições.

Serviço

12º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - Moldes ABM
Data: 6 e 7 de agosto
Local: São Paulo (SP)
Inscrição e informações no site do evento 
Mais informações:  Patrícia Rônel ([email protected]) - Tel.: (11) 5534-4333 ramal 146.


Tópicos: