Dassault Systèmes adquire a Quintiq

Aquisição de 250 milhões de euros amplia plataforma 3DExperience para o planejamento de operações de negócios globais.

Logo após anunciar a compra da empresa francesa Simpack (leia aqui), que desenvolve soluções de simulação de funcionamento de sistemas e componentes, a Dassault Systèmes anuncia que assinou um acordo definitivo de compra de ações para a aquisição da Quintiq, por aproximadamente € 250 milhões. A empresa é uma das principais provedoras de software para cadeia de suprimentos e planejamento e otimização de operações em nuvem ou localmente.

Com 800 funcionários, a empresa, que possui em seu portfólio aplicativos de produção, logística e planejamento da força de trabalho, é considerada líder de mercado pelos principais analistas da indústria e suas soluções são usadas por 250 clientes, em mil localidades, em mais de 90 países.

A aquisição da Quintiq, sediada em Hertogenbosch, na Holanda, amplia a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes para o planejamento de operações de negócios. “A 3DExperience trata de todo o espectro de uma empresa ou negócio, além do projeto, engenharia e produção. Com esta aquisição, graças à equipe talentosa da Quintiq, expandimos  nossa capacidade de oferecer uma plataforma de negócios estratégica. A 3DExperience oferece aos nossos clientes um ambiente abrangente para modelar, simular e otimizar seus negócios, a partir de metas estratégicas para entregar experiências diferenciadas”, afirma Bernard Charlès, presidente e CEO da Dassault Systèmes.

Quintiq

As soluções da Quintiq são utilizadas para planejar e programar as mais complexas cadeias de suprimentos em empresas como Novelis, ASML, Lafarge, AkzoNobel e ArcelorMittal. Além disso, elas também, planejam e otimizam algumas das mais complexas operações de logística das companhias DHL, Walmart, DB Schenker e TNT.

A Quintiq também é responsável por capacitar operações completas no aeroporto de Bruxelas, na Bélgica e também da companhia aérea KLM, da empresa Canadian National e da entidade americana de aviação civil, a Federal Aviation Administration.

A empresa destaca-se por sua tecnologia de otimização líder, pela plataforma de planejamento estratégico de longo prazo e o dia a dia operacional. A Quintiq, também diferencia-se pelas capacidades que vão além da cadeia de suprimentos e englobam todos os aspectos de planejamento e otimização das operações.

“A equipe está muito entusiasmada e orgulhosa pela união com a Dassault Systèmes. A Quintiq traz uma tecnologia recordista de suporte à decisão e otimização para os desafios mais complexos do planejamento de negócios globais. Agora, junto com a liderança da Dassault Systèmes na economia da experiência, ofereceremos aos nossos clientes novos níveis de inovação, eficiência operacional e desempenho”, comenta Victor Allis, co-fundador e CEO da Quintiq.


Continua depois da publicidade


“Como uma das principais produtoras de aço premium da Europa, temos como objetivos centrais maximizar a eficiência nas instalações e atender aos altos níveis de expectativas de desempenho dos nossos clientes. Há cerca de 10 anos, a Quintiq tem sido uma parceira de confiança e nossa fornecedora preferida para o planejamento e a otimização das operações. Esperamos que a empresa continue como nossa provedora de soluções no mercado de operações de negócios e aguardamos as inovações que estão por vir”, menciona Sudhakar Sivaji, líder de planejamento corporativo, estratégia, mercados e desenvolvimento da ThyssenKrupp Steel Europe.

Com a aquisição da Quintiq, a Dassault Systèmes expandirá a marca Delmia, acrescentando uma nova linha de produtos de planejamento e otimização de operações às já existentes de manufatura digital e gestão de operações de manufatura. A compra da Quintiq oferece à companhia francesa um novo alcance para indústrias dos setores metalúrgico, mineração, petróleo e gás, ferroviário, entregas e fretes.

A Dassault Systèmes B.V., subsidiária da Dassault Systèmes, e os acionistas da Quintiq firmaram o acordo definitivo de compra de ações em 23 de julho de 2014. A conclusão da transação está sujeita às condições de fechamento de praxe, incluindo aspectos antitruste na Alemanha e na Áustria.