Jaguar Land Rover cria para-brisa com informações virtuais

Novos sistemas prometem melhorar a condução na estrada e na pista.

O grupo britânico Jaguar - Land Rover revelou um vídeo promocional de seu novo para-brisa, capaz de projetar imagens para destacar perigos, limite de velocidade e outras informações ao condutor. Outra novidade é a da imagem virtual pode oferecer aos motoristas um painel de instrumentos com imagens em 3D que podem, inclusive, substituir os espelhos retrovisores de seus veículos.

Imagem: Divulgação

Com a tecnologia, que lembra recursos utilizados em games de corrida, a Jaguar afirma que o sistema pode até mesmo orientar o motorista em um circuito, ao criar um "carro fantasma" que indique como performar. Outra opção para formação de condutores é a de visualizar cones e traçados virtuais, que indicam por onde se deve dirigir e quando frear.

A empresa afirma que está desenvolvendo mais sistemas, incluindo um painel de instrumentos em 3D e um sistema de controle por gestos, que poderia permitir aos usuários controlar tudo no veículo. De acordo com o diretor de pesquisa e tecnologia da JLR, Dr. Wolfgang Epple, a marca está trabalhando nessas pesquisas para trazer ao motorista mais informação e melhorar a experiência ao volante.

Carro amigo

A JLR também apresentou outro equipamento de auto-aprendizagem que propõe uma condução personalizada para cada proprietário de seus veículos. Segundo a fabricante, o sistema utiliza as mais recentes técnicas de inteligência artificial para reconhecer o motorista e aprender suas preferências de comportamento de condução. Além disso, o carro também consegue tabalhar com as condições de tráfego e o calendário de cada motorista que o utiliza.

O recurso fará uso de um smartphone para reconhecer as pessoas e ajustar as preferências como espelhos, bancos e volante, mesmo antes de se entrar na cabine. Além disso, o carro também ajustará a temperatura de acordo com as condições climáticas e o GPS para evitar congestionamentos.

Para se ter uma idéia de onde esse poder de interação pode chegar, imagine uma pessoa que liga para alguém enquanto percorre um trajeto que faz costumeiramente. O carro aprende aquele comportamento, e o sugere o telefonema em situações semelhantes no futuro. Ou quando se está atrasado para um compromisso, o veículo oferecerá a opção de telefonar ou enviar emails a um grupo determinado de amigos ou familiares para avisar que haverá um atraso.


Continua depois da publicidade


De acordo com o Dr. Wolfgang Epple, o objetivo da tecnologia de auto-aprendizagem é minimizar a distração do motorista, o que irá ajudar a reduzir o risco de acidentes. Dr. Epple afirma ainda que apresentar ao motorista as informações apenas no momento certo vai reduzir a distração cognitiva, além de dispensar a necessidade de desviar o olhar da estrada para efetuar eventuais regulagens como acertar a temperatura, regular o acento ou buscar a lista de contatos.