Vendas de carros importados recuam 13,4% no semestre, diz Abeifa

As vendas de carros das marcas sem fábrica no país, afetadas por sobretaxas nas importações, caíram 13,4% no primeiro semestre, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (10) pela Abeifa, a entidade que representa o setor.

No total, 46,5 mil automóveis foram vendidos nos seis primeiros meses do ano pelas associadas da Abeifa, que vão desde grifes de luxo como Porsche, Aston Martin, Jaguar e Ferrari a marcas mais populares como as chinesas JAC Motors e Lifan, além da coreana Kia Motors. Esse número representa menos de 3% de todo o consumo de carros no Brasil durante esse período.

Para Marcel Visconde, presidente da Abeifa, o consumidor ainda aguarda sinais de reação da economia para voltar a comprar. A expectativa é de recuperação no segundo semestre.

Só em junho, quando o mercado foi prejudicado por paradas com a Copa do Mundo, as vendas desses importados caíram 33,4% na comparação anual e 12,6% ante maio, somando 6,3 mil unidades.

Segundo Visconde, as empresas têm sido agressivas em ações promocionais e estão segurando o quanto podem os preços para estimular a demanda, mas os resultados do primeiro semestre foram afetados pelo grande volume de feriados, assim como pela realização da Copa.

“Em junho, por exemplo, tivemos apenas 17 dias de vendas, ante 20 dias em junho do ano passado”, diz o executivo, em nota divulgada à imprensa.