Ford inaugura fábrica de motores em Camaçari, Bahia

A nova fábrica vai produzir a geração de motores 1.0 de três cilindros flex, atual tendência para veículos compactos.

A Ford inaugurou nesta quinta-feira (10) a primeira fábrica de motores automotivos de alta tecnologia no Nordeste brasileiro. Com investimento de 400 milhões de reais e a criação de 300 novos empregos diretos, a fábrica, construída no Complexo Industrial de Camaçari, na Bahia, vai produzir a mais nova geração de motores 1.0 de três cilindros flex, atual tendência para veículos compactos.

O novo motor, chamado Ford 1.0 3C, introduz a tecnologia de duplo comando, que contribui para aumentar a potência e o torque, fatores importantes para os veículos de baixa cilindrada, além de oferecer melhor economia de combustível em relação aos motores convencionais.

A nova fábrica vai produzir o motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex, projeto especialmente desenvolvido pela engenharia brasileira da marca para equipar o Novo Ka, futuro carro compacto que chega ao mercado em 2014. A fábrica de motores de Camaçari está entre as mais modernas do mundo. Ela é equipada para operar com padrão de qualidade global e alta produtividade.

“Esta nova fábrica é mais um marco do investimento da Ford na Bahia e no Nordeste. Fomos a primeira a produzir carros e, agora, somos também a primeira a produzir motores na região”, disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. “Ela vai produzir o avançado motor de 3 cilindros que equipará nosso futuro carro compacto global.”

Tecnologia de produção

Com capacidade instalada para 210.000 motores por ano, a fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex segue os padrões mais avançados de sustentabilidade em todas as etapas de produção. Ela traz o estado da arte em produção de motores e é completa, produzindo desde o bloco e o cabeçote usinados até a montagem final em sua linha avançada e ergonômica.

Além de cerca de 40 robôs e carregadores automáticos de peças, ela conta com 34 centros de usinagem e máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, conta com estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores.


Continua depois da publicidade


Manufatura sustentável

A unidade de motores de Camaçari segue os mesmos conceitos adotados em todo o Complexo Industrial Ford Nordeste quanto à preservação ambiental e sustentabilidade. Ela é a primeira no  Brasil a utilizar o processo MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes) em 100% dos centros de usinagem do motor, com uma substancial redução na quantidade de água e óleo lubrificante na operação, além de facilitar a reciclagem dos resíduos.

A sustentabilidade é garantida também por uma moderna central de ultrafiltragem, que realiza o tratamento de 100% dos efluentes industriais. Toda a unidade fabril conta com sistema de coleta seletiva e os veículos industriais usam sistema de recarga “fast charger” e não necessitam da troca de baterias.


Tópicos: