Makino traz lançamentos mundiais para Mecânica 2014

O Centro de Usinagem Horizontal N2-5XA, de 5 eixos, e a máquina de eletroerosão a fio U3 fazem première no Brasil.

A Makino participa da 30ª edição da Feira Internacional da Mecânica, que acontece de 20 a 24 de maio de 2014, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com quatro máquinas de seu portfólio, sendo dois lançamentos no mercado nacional. Apresentados com grande sucesso em feiras internacionais, o Centro de Usinagem Horizontal N2-5XA de 5 eixos e a máquina de eletroerosão a fio U3 chegam finalmente ao Brasil e já estão entre as novidades mais aguardadas da feira.
 
Destinado à usinagem de peças relativamente pequenas, o Centro de Usinagem Horizontal N2-5XA, de 5 eixos, utiliza uma plataforma compacta de alta produtividade, que exige menos que 2,4 m² de espaço de chão de fábrica (incluindo tanque de fluído refrigerante e transportador de cavacos. A máquina pode processar peças cilíndricas de até 300 mm com altura até 270 mm e peso até 30 kg. Quatro bicos direcionam o líquido refrigerante diretamente para a zona de corte, garantindo uma refrigeração eficiente e melhor qualidade das peças). A máquina assegura ainda produtividade mais elevada, devido à configuração de cinco eixos com acesso dos componentes por cinco lados.
 
Outro lançamento internacional que será exposto pela primeira vez no Brasil é a máquina de Eletroerosão (EDM) a fio U3, projetada para usinagens extremamente precisas e produtivas de moldes de plástico, estamparia de matrizes e peças. Os recursos e as tecnologias incorporadas a U3 reduzem ainda mais as necessidades de consumo de fio e de manutenção.
A máquina apresenta uma nova tecnologia de corte, chamada HyperCut, que garante maior precisão às peças e ao acabamento de superfície. Outra vantagem competitiva é na velocidade do corte, com economia de custos: a U3 é capaz de produzir um acabamento de superfície de 3µmRz com apenas três passos de usinagem, o que representa uma redução de 20% no tempo do ciclo e de 14% no consumo do fio, quando comparado às tecnologias anteriores.
 
Outras máquinas expostas
 
Os visitantes da Mecânica 2014 poderão ver também em operação o Centro de Usinagem Vertical F5 da Makino, projetado para proporcionar alta rigidez e velocidade em processos de usinagem sem vibração. A máquina possui agilidade no fresamento de materiais com alta dureza, alta precisão para tolerâncias limitadas e combinações típicas de geometria de contorno 3D complexas, associadas à fundição/moldagem e produção médica. O Centro de Usinagem F5 tem capacidade de carga 650 kg e magazine para 30 ferramentas.
 
Outro destaque é o Centro de Usinagem Horizontal A61NX, um dos maiores sucessos da Makino no Brasil. A máquina foi projetada visando à ampliação da área de usinagem, capaz de movimentar simultaneamente os eixos X,Y,Z em conjunto com o movimento de rotação do eixo B. A troca de ferramentas é de 0.9 segundos (tool-to-tool) e de 2.19 segundos (chip-to-chip). Suas características construtivas fazem dela um equipamento robusto e de alta precisão, eliminando paradas e maximizando a utilização da máquina.