Nova broca em metal duro inteiriço da Kennametal para pacotes CFRP/titânio

A geometria maximiza o desempenho, minimiza as rebarbas e a delaminação.

A Kennametal apresenta sua nova broca B55_DAL para perfurar pacotes de metais compósitos CFRP em uma grande variedade de dimensões de furos de 3/16–5/8“ (4,763 a 15,875 mm). A broca pode ser aplicada em todas as combinações de pacotes: CFRP-Ti-Al, CFRP-Ti, CFRP-Al e também somente Ti ou Al. Estas brocas podem funcionar com refrigeração interna padrão, MQL, ou a seco.

Novos materiais exigem novas soluções. Para maximizar a força e reduzir o peso, a indústria aeroespacial continua sua investigação usando pacotes de polímeros de fibra de carbono reforçado (CFRP) colocados entre titânio ou outros materiais. Esta medida garante um desempenho essencial com peso reduzido ao nível das asas, fuselagens, habitáculos e muitos outros componentes. Devido às propriedades mecânicas substancialmente diferentes das fibras de carbono e dos metais, a perfuração mais rápida eficiente de furos desafiam as ferramentas de corte, exigindo uma maior resistência ao desgaste e ótimas geometrias das ferramentas. É essencial manter furos de alta qualidade e sem rebarbas.

O modelo de ângulos duplos da nova broca B55_DAL oferece uma excelente capacidade de centragem e a aresta afiada permite cortar CFRP a camada superior dos pacotes e saída limpa no lado do titânio ou do alumínio, sem rebarbas. A classe de metal duro Beyond™ KN15™ de grão fino é altamente polido para uma evacuação de cavacos superior, mesmo com MQL ou a seco. 

Está disponível um vasto conjunto de variações de diâmetros e comprimentos para permitir todas as operações de furos, mesmo as que utilizam robôs ou unidades de furação automatizadas. Além disso, as novas brocas podem ser reafiadas de acordo com as especificações do processo original, tornando estas novas ferramentas ainda mais eficientes em termos de custos.