Grupo Index lança novo torno CNC Index ABC65

O novo torno utiliza tecnologia inovadora para produzir peças mais longas e complexas, em lotes grandes e médios.

Desenvolvido para uma usinagem com alta produtividade e precisão, o novo torno CNC Index ABC65, sucessor do renomado Index ABC, utiliza tecnologia inovadora não só para usinar peças simples torneadas, mas também para produzir peças mais longas e complexas, em lotes grandes e médios. O design vertical da máquina com uma área de trabalho com fácil acesso proporciona boas condições para o escoamento do cavaco, além de melhor ergonomia, o que facilita as operações de setup.
 
Com dois cabeçotes revólver, um fuso principal com eixo C, passagem de barras de 65mm (6.000 rpm, 35 kW máx. e 120 Nm) e um contrafuso basculante com eixo C para usinagem posterior, o ABC65 possui apenas 5,5 m² de área ocupada (sem alimentador de barras) para a usinagem de peças com até 250 mm em comprimento. 
 
O cabeçote revólver superior possui 10 estações, com curso em X de 140 mm e em Z de 300 mm. Todas as estações no cabeçote superior são acionadas. O giro do cabeçote é feito por um eixo NC rotativo com sistema de medição direta sem travamento mecânico, o que permite o posicionamento do cabeçote em qualquer ângulo. Também é possível utilizar suportes de ferramentas múltiplos em cada estação; desta forma, o cabeçote superior pode ser equipado com até 20 ferramentas.  
 
O eixo Y standard presente nos dois cabeçotes é formado pela interpolação do movimento de giro do cabeçote combinado pelo movimento do eixo C no fuso principal, assim como o eixo X no cabeçote. Através da combinação dos movimentos junto aos potentes acionamentos das ferramentas (com até 9 kW / 10 Nm / 12.000 rpm), o ABC65 proporciona um longo curso do eixo Y de +/- 50 mm = 100 mm e realiza operações de fresamento de superfícies, rasgos de chavetas e furações fora de centro. 
 
Com o novo sistema “Dual Drive” como opcional para o cabeçote superior, as rotações para as ferramentas subsequentes são inicializadas em paralelo com o tempo principal. Com isso, além da redução nos tempos secundários, os suportes de ferramentas acionadas também prolongam sua vida útil.  
 
Além de possuir e mesma funcionalidade do cabeçote superior, o cabeçote inferior com 9 estações tem cursos de 140 mm no eixo X e 300 mm no eixo Z e possui um contrafuso basculante para a usinagem posterior de peças. Como uma inovação da Index, o ABC65 oferece um contrafuso com um eixo C que pode se mover em 3 eixos (X, H e Z), permitindo uma usinagem no contrafuso a 6.000 rpm (9 kW máx. e 20 Nm) e 52 mm de passagem de barras. 
 
A refrigeração da ABC65 impressiona com seu conceito inovador. O calor de perda originado nos fusos, no agregado hidráulico e no armário elétrico é retirado da máquina através de um circuito líquido centralizado. A energia fica concentrada num meio único e não é entregue ao ambiente em volta da máquina.
 
A estrutura dos tornos Index ABC65, com uma interface integrada de água, permite duas alternativas para a dissipação do calor: conexão a um agregado de refrigeração local ou a um equipamento central. Isto significa que a máquina pode se adaptar da melhor maneira possível ao ambiente de produção. Independentemente da alternativa escolhida, a refrigeração ideal será alcançada. 
 
O comando de última geração, Index C200-4D sl, baseado no Siemens Sinumerik 840D Solution Line, foi aprimorado por uma tela de 18,5 polegadas no formato widescreen com superfície multitouch e novas características para facilitar a operação. Com esse painel de comando, a Index conseguiu incorporar inúmeros botões sensíveis ao toque diretamente na tela.

Tópicos: