Manutenção 2013 entra na era robótica

Entre os dias 25 e 28 de junho a feira de manutenção e equipamentos industriais reúne profissionais de diversas áreas da indústria em Blumenau.

Entre os dias 25 e 28 de junho a Manutenção 2013 reúne profissionais de diversas áreas da indústria de todo o Brasil no setor 2 do Parque Vila Germânica. Um robô de manipulação irá servir chope aos convidados que passarem nos stands do evento. Também será apresentado um robô soldador que é programado para realizar todos os tipos de soldagem. A tecnologia surge para suprir a necessidade do setor que tem sofrido com a escassez de mão de obra especializada.

Quem gosta de cerveja vai adorar conhecer o Robô de Manipulação HS 165G3. Como é extremamente versátil, a nova tecnologia será programada para encher copos com chope e entregar nas mãos dos convidados. “Ele irá encher o copo até uma medida já pré-programada. Vamos mostrar que mesmo extremamente robusto, ele consegue realizar movimentos delicados”, conta a analista de marketing da Powermig, Patrícia Zucco. O Robô de Manipulação alcança até 2,66 metros e carrega até 165 quilos. É utilizado desde a indústria automotiva até a área de usinagem e abastecimento de cargas.
 
Durante a feira Manutenção 2013 também será apresentado o Robô de Solda que tem cerca de 1,5 metros de comprimento. Ele movimenta-se rapidamente e com precisão para todos os lados e faz curvas de 360 graus. A nova tecnologia promete atender vários setores da indústria. O mecanismo pode ser utilizado em peças de tamanhos diferentes e adaptado aos mais diversos serviços. “A tecnologia exclusiva da Panasonic, permite que o Robô de Solda possua cinco processos específicos para soldagem MIG, MAG e TIG”, explica Zucco.
 
Mão de obra especializada está escassa
 
Programada para atuar 24 horas ao dia, as tecnologias prometem se tornar uma nova tendência no mercado. Empresário do ramo há 22 anos, Elbio Teixeira Flores da Cunha, afirma que há uma escassez de profissionais na área. “O mercado necessita muito de mão de obra especializada que desapareceu devido às outras oportunidades que estão chegando. A nova geração não tem mais interesse em certos trabalhos, estão buscando opções de serviços menos pesados”.
 
A Manutenção 2013 é organizada pela Mega Feiras. Para o diretor comercial da feira, Rogério Atanázio, os robôs deverão ser uma das maiores tecnologias apresentadas no evento. "Conhecer as tecnologias é primordial para todos que já estão envolvidos na indústria ou querem iniciar neste segmento”, afirma Atanázio.
 
Serviço
O quê: 4ª Feira de Manutenção e Equipamentos Industriais
Quando: 25 a 28 de junho
Horário: 15h às 21h
Onde: Parque Vila Germânica, Blumenau (SC)
Periodicidade: Bienal