Como átomos de tamanho diferente se empacotam?

É muito freqüente termos dois ou mais átomos diferentes. O empacotamento é determinado pelos átomos maiores - os átomos menores tem que se encaixar nos espaços existentes! Este é o caso de muitos sais, tal como o cloreto de lítio (LiCl). O lítio é o menor dos átomos (entre todos os átomos, com exceção do hidrogênio). O "grande" cloro se empacota em uma estrutura compacta, deixando o lítio esmagado (comprimido seria o termo técnico) nos espaços octaedrais.

CLORETO DE LÍTIO
CLORETO DE LÍTIO

Por que os espaços são chamados octaedrais? Porque cada espaço ocupado por um átomo de lítio é rodeado por seis átomos de cloro, que estão nos vértices de um octaedro. Veja a figura abaixo, na qual os átomos foram desenhados como pequenas esferas a fim de enfatizar a "coordenação poliédrica". Estes conceitos geométricos são muito populares entre os estudiosos da cristalografia,uma vez que ajudam a entender a co-ordenação de átomos (o número de vizinhos mais próximos) em estruturas mais complexas, como veremos mais adiante.

ESTRUTURA OCTAEDRAL DO CLORETO DE LÍTIO
ESTRUTURA OCTAEDRAL DO CLORETO DE LÍTIO

O sal de cozinha ou cloreto de sódio (NaCl) é um pouco mais democrático que o seu irmão cloreto de lítio. Os átomos de sódio são maiores e podem exercer maior influência do que os "pequenos" lítios. A estrutura do cloreto de sódio pode ser relacionada com um empacotamento cúbico de átomos, praticamente de mesmo tamanho.

SAL DE COZINHA OU CLORETO DE SÓDIO
SAL DE COZINHA OU CLORETO DE SÓDIO
Tópicos: