Fórum

Quais as caracteristicas do inserto para aço e para ferro? Tipo cobertura, geometria..falando em pastilha ISO como SEKN 15 e TPKN 22.


Obrigado



4 respostas

  • Fabiano  01/06/2008 - 15:54

    Qual a composição, cobertura ou geometria do inserto para aplicar em aço ou no ferro. Tipo...se eu usar um inserto de aço em ferro o que irar acontecer e por que isso aconteceu.

  • John Jox  02/06/2008 - 04:54

    A composição do inserto (ou substrato) normalmente é de metal duro ou cerâmica. Outros materiais como cermet, cbn, etc..


    As coberturas mais comuns são as de base em Titânio ou Alumina, que podem ser depositadas por CVD ou PVD. A espessura de um PVD é menor do que a de um CVD, portanto reduz a fricção entre o inserto e a peça, tendendo a provocar menos problemas de aresta postiça.  O PVD pode trabalhar com temperaturas de até 500º, enquanto o CVD pode trabalhar na faixa dos 1000º.


    CVD = Chemical vapor deposition

    PVD = Physical vapor deposition


     

  • John Jox  02/06/2008 - 10:14

    Normalmente, pode-se utilizar insertos para aço em ferro-fundido e vice-versa (exceto insertos de cerâmica), porém o desempenho e o custo-benefício tende a não valer a pena. Os quebra-cavacos do inserto, por exemplo, são construídos de acordo com o material a ser usinado.


    Quanto à geometria, a menos que você esteja realizando um torneamento específico, você pode utilizar uma qualquer. Lembrando que insertos redondos e quadrados são bem mais resistentes que os hexagonais e demais formas. No caso de você já possuir uma boa variedade de suportes, dificilmente terá de trocar a geometria dos insertos.


    Caso você trabalhe em uma ferramentaria, ou outro local em que o tipo do material usinado varie muito, procure utilizar "insertos universais".

  • Marcelo Alberto da Silva  03/03/2010 - 21:20

    deve-se usar insertos neutros como sekn em forro fundido onde não existe formação de cavacos, pq ela é uma pastilha neutra sem algulo de ataque,


    a pastilha tpkr aconselho a usar em aços ligas normais, pois, existe nela um quebra cavaco que facilita a remoção do sobre metal.


    caso tenha duvitas entre em contato comercializo este tipo de ferramentas


    estes insertos que você citou ja são ultrapassados tenho inovações que vc tem muito mais rentabilidade


    abraços


    96857394

Responder

Participantes mais ativos no fórum