Fórum

Saudações.
Estou querendo fazer um braço pitmann da caixa de direção(da marca ZF)para fazer uma adaptação no meu carro(Toyota bandeirante) e gostaria de saber qual o material utilizado na produção desta peça.
Desde já agradeço a ajuda.



1 respostas

  • Kusmani Engenharia & Máquinas  06/04/2015 - 23:03

    Caro Marcelo

    Apesar da diferença de tempo entre sua pergunta e minha resposta, espero que ainda possa lhe ajudar.

    O braço de direção, também chamado de braço pitmann geralmente é fabricado em aço forjado, que pode ser um aço carbono ou aço liga, submetido a martelamento à quente.

    Esse trabalho de martelamento geralmente é feito em prensas e podem ser feitos de duas formas:
    -utilizando matrizes fechadas, que possuem o formato próximo da peça, gerando peças acabadas com boas tolerâncias dimensionais;

    -matriz aberta ou também chamado de forjamento livre, que é utilizado em peças de grandes dimensões ou nas quais o forjamento é apenas a parte inicial do processo de fabricação;

    Como o seu interesse é realizar apenas uma adaptação para o carro, o jeito mais barato seria fazer um forjamento livre, e depois cortar a peça por outro processo (estampando ou usinando). Artesanalmente você pode aquecer a peça com um maçarico e bater com uma marreta na mesma, apoiada em uma bigorna, porém eu recomendo que procure uma empresa que lhe forneça esse serviço, pois o forjamento livre é de baixo custo e utilizado em pequenas escalas de produção e, com certeza, irá ficar com uma qualidade muito superior ao artesanal.

Responder

Participantes mais ativos no fórum