Fórum

Olá pessoal.

Sou desenhista mecânico numa empresa de fundição. Recentemente, adquirimos uma fresa CNC 3 eixos, e estamos pesquisando para efetuar a aquisição de um software para programação CNC.
A minha dúvida é a seguinte: quais os melhores softwares CAM disponíveis no mercado?
Utilizaremos a máquina para criação de ferramental e usinagem de peças.
Já tenho experiência com o Cimatron, o qual acho um software muito bom. Tem algum que seja mais completo que ele? Qual a melhor opção de compra?

Grato pela ajuda..
Abraço



18 respostas

  • Edivaldo  16/09/2009 - 11:10

    O melhor software de CAM que existe é o Unigraphics NX6, por ser o melhor ele é um dos unicos que consegue comandar os 5 eixos de uma maquina simultaneamente. Por ser o melhor, a aplicação dele é para usinagens complexas, apesar dele fazer a simples tambem, ai vai o custo/beneficio, pois o trivial qualquer um faz, o Cimatron para 3 eixos é muito bom.

  • Moacir Antonio de Oliveira Júnior  16/09/2009 - 13:26

    Para que um software de CAM tenha a flexibilidade de criar ferramentas especiais e gerar os programas de usinagem, na minha opinião o mais recomendado será o Software da Seacam.
    PowerShape - na modelação dos desenhos.
    PowerMill - na geração das estratégias de trabalho (programas CN) para o seu próprio comando.

    Atenciosamente,

    Moacir Júnior -
    Coord. de Produtos da Hardinge Bridgeport no Brasil e
    Prof. da Escola Senai Ary Torres

  • Jonathas  17/09/2009 - 07:29

    Bom dia pessoal. A Turrettini, empresa que eu trabalho, tem parceria com o Machining Strategist da Mettalforma. Um software CAM extremamente inteligente e interativo, eu recomendo, já tive contato com outros softwares e o Machining Strategist é a melhor opção.

    Mettalforma
    (11)5092-3929

  • Deniel Felipe Ribeiro  18/09/2009 - 06:25

    Olá,

    Primeiramente vc deve analizar qual o tipo de usinagem que será programada via CAM, se mesmo a sua fresadora sendo 3 eixos vcs a utilizarão em usinagens com a movimentação dos 3 ao mesmo tempo, se sim tanto o Cimatron quanto o powermill tem um bom desempenho, agora se a maioria das suas usinagens forem em 2,5 eixos eu recomendaria um software de custo mais baixo.

    Existem outros programas mais complexos, porem de custo mais alto, vc deve fazer uma análise bem criteriosa para verificar se há necessidade de ser feito um investimento alto.


  • Marcio Rodrigo Pansani  01/03/2010 - 05:05

    Pode pesquisar sobre o TOP SOLID , é o mais completo ...


     

  • Paulo Roberto Bartú  02/03/2010 - 09:25

    Bom dia Pierre!


    Minha dúvida:


    O fornecedor da frezadora não forneceu o software?


    estou construindo uma máquina com 22 eixos, utilizando servos da Bosch Rexroot e o primeiro parametro para aquisição do equipamento, foi o fornecimento do software.


    Se falei besteira perdão.


    Bom trabalho.

  • Ronaldo Rohloff  04/03/2010 - 10:52

    Olá pessoal.


    22 eixos em uma máquina, estou iniciando no assunto de programação CAM e maquinas CNC, mas 22 eixos chamou minha atenção.


    COmo é o funcionamento destes 22 eixos, e onde eles atuam. Voce possui alguma bibliografia sobre o tema.


     


    Obrigado.

  • Paulo Roberto Bartú  04/03/2010 - 14:39

    Boa tarde Ronaldo!


    Infelizmenta ainda não existe bibliografia, pois estou desenvolvendo o equipqmento.


    A somatória de todos os eixos resultou em 22, porem, estão ditribuidos em grupos de tres eixos, mas todos comandados pelo mesmo CLP. sendo que em alguns casos eu terei interpolação.


    Estou utilizando Drive system Rexroth IndraDrive.


    Qualquer dúvida, ligue (011) 8466-4606. Bartú.

  • Giovanni Ferreira  10/07/2011 - 19:14

    Bom Pierre, como dize por ai, software bom, é aquele que te atende... Primeiramente gostaria de ressaltar: O software mais usado mundialmente é o Mastercam que tem mais de 50% de utilização do segundo colocado que é o NX, ao contrario do que já colocaram no tópico, se quiser pode pesquisar pra confirmar. Que faz programação de 2 (torno) até 5 eixos, incluindo também programação de Torno com ferramenta acionada, é também o softaware mais antigo de CAM que existe, e sempre foi voltado pra usinagem, não só um CAD onde jogaram um CAM lá dentro... Além de ter a Iscar como parceira pra desenvolvimento de melhores estratégias de usinagem. O melhor software pra programação. Recomendo.

  • Cimacad Distribuidor Cimatron  03/08/2011 - 18:04

    Caro Pierre


    Como você pode notar tem varios softwares bons citados pelos colegas abaixo. Sou distribuidor do Cimatron e estou a disposição caso queira conversar. O Cimatron tambem processa usinagens de 2,5 a 5 eixos e é um dos software,s mais utilizado no Brasil com o melhor custo benefício. Os software's de Cam hoje são muito parecidos, voce tem que verificar demais itens, como a integração com cad, forma das superficies para usinagem, demora de processamento, acabamento de peças usinadas, caminhos em vazio, etc...


    Cimacad - Guerra 047-34356428

  • Ademir  07/08/2011 - 16:20

    Pierre, eu tenho conhecimento com o cimatron it para mim foi o melhor,ate o momento que migrei para o power shape para modelamento e o power mill para usinagem, Hoje trabalho com power shape e power mill para mim o melhor e muito facil manusear, agora o mercado tem varios  software que vao atender sua necessidade,pesquisa preços e o que tem mais no mercado assim quando surgirem duvidas vc tera facil a quem pergunta porque quando inplanta estação de cad cam sempre tera duvidas,se nao tiver um profissional que conhece usinagem e o softwer.


    Abraço Ademir


    [email protected]

  • Marcelo Palmieri Dos Reis  31/10/2011 - 16:45

    Trabalho com o powershape para modelamento e powermill para usinagem, mas, o melhor software é aquele que você consegue extratir o máximo de recursos com o mínimo custo. Pesquise topsolid que é mto bom tbm. Mas só utilize se for programar 3D.


     

  • Onildo Dias Filho  27/12/2011 - 13:46

    Hoje temos no Brasil, o CamWorks,totalmente integrado com o SolidWorks,com estrategias de usinagem em centros de usinagem em 3,4 e 5 eixos, e tambem para torno.


     


    Abracos,  Onildo


    [email protected]

  • Cássio  16/02/2012 - 15:07

    Olá Pierre,


    Você utiliza algum software CAD?


    Se sim, é importante você procurar por um software que seja parceiro do seu software CAD, pois dessa forma você terá um ganho de tempo e produtividade essenciais no seu dia a dia.


    Forte abraço,

  • Pedro  07/04/2014 - 10:26

    Bom dia,

    Já conhece o Edgecam? http://www.ska.com.br/ska/produtos/edgecam?gclid=CLT5jdi7zr0CFeJF7AodGVcAPQ

    Trabalho com esse software a mais de 5 anos e ele atende perfeitamente qualquer tipo de máquina CNC. Tornos e Centros de Usinagem. Da usinagem mais simples até a mais complexa, ele é de rápida programação e alta produtividade.

    Abraço

  • KGC Sistemas  03/07/2015 - 19:25

    A KGC Sistemas é revenda oficial de Cimatron em SP!

    O software atende todos os públicos, porém oferece ferramentas especiais para o segmento de Ferramentaria (Manufatura de Moldes e Matrizes).

    Quer saber mais? Acesse:
    http://www.kgcsistemas.com.br ou http://www.cimatron.com.br

  • Prezados Senhores,

    Sou uma empresa de prestação de serviços em elaboração de folhas de pagamento e departamento pessoal, motivo pelo qual manifesto meu interesse em representá-los, com exclusividade, para sua empresa.

    Com redução de custos com encargos e funcionários .

    Caso haja interesse por parte de sua empresa, coloco à disposição para novos contatos, em que possamos detalhar nossa proposta.

    Agradecemos antecipadamente a atenção.

    Atenciosamente,

    Vida Nova Assessoria e Administração de Pessoal
    Risonildo Oliveira – Diretor

    Serviços executados também como FREE LANCE, AUTÔNOMO, PRESTADOR DE SERVIÇOS com emissão de Nota Fiscal.
    Terceirização de FOLHA DE PAGAMENTO para Pequenas Empresas, Micros Empresas, Empreendedor Individual, Autônomos, Domésticas e escritórios.

    Mensais:
     Elaboração da folha de pagamento mensal e adiantamentos.
     Admissões, documentação e benefícios legais.
     Administração de férias.
     Folha de Ponto;
     Emissão de documentos, guias, holerites e encargos sociais.
     Geração das diversas guias de recolhimento, DARF, GPS, GRRF, relatórios e arquivos eletrônicos operacionais e legais, tais como crédito de salários, pensão alimentícia, SEFIP e CAGED.
     Informações e histórico dos funcionários.
     Rescisões contratuais com acompanhamento nos sindicatos ou no Ministério do Trabalho para homologações
     Elaboração e processamento da folha de pagamento para 13º salário.
     Relatórios anuais, RAIS, DIRF e informes de rendimento

    • Ligue – VIDA NOVA Assessoria e Administração de Pessoal
    • (11) 94973-8557 tim / (11) 99424-1337 claro
    • Email. : [email protected]
    Saiba mais no site:
    • http://www.vidanovaabc.comunidades.net

  • SolidCAM Brasil  21/07/2020 - 21:24

    Tópico antigo, mas atualmente temos várias soluções CAM, hoje conhecemos o software líder em CAM Integrado, o SolidCAM, possui o iMachining que reduz em até 70% o tempo de usinagem.
    Os principais benefícios:
    1 – Licença perpétua:

    A SolidCAM possui licença perpétua, sua indústria ao adquirir a solução tem a opção de renovar anualmente, uma prática recomendada para garantir que sua fabricação receba as últimas atualizações e possui a opção de não renovar, desta forma todos os recursos da versão que foi adquirida continuam funcionando.

    2 – Desenvolvimento do Pós-Processador exclusivo para sua indústria:

    Os pós-processadores são desenvolvidos para atender as indústrias de forma exclusiva, cada indústria possui um processo único e entendemos que ao adquirir nossas soluções, precisamos entregar o que prometemos, que é aumentar a vida útil das ferramentas e usinar muito mais rápido, tudo isso em aproximadamente 10 dias. Temos casos em que o ganho financeiro é superior a 200%.

    3 – Suporte técnico e treinamento:

    O Suporte técnico é um grande diferencial para a indústria que precisa receber um acompanhamento no dia a dia em sua fabricação. Durante a produção existem muitas variáveis que podem interferir no perfeito funcionamento. Para que sua indústria consiga resolver rapidamente qualquer dificuldade durante o uso da solução com suas máquinas, o suporte fica a disposição e é o grande motivo dos clientes manterem a renovação de suas licenças e suporte todo ano.

Responder

Participantes mais ativos no fórum