Medium_fullsizerender2
Gladis Costa    |   05/12/2016   |   Marketing e Comportamento   |  

O valor da leitura e como isso afeta a sua vida positivamente

Sem leitura não há diálogo, conhecimento, visão do mundo, argumentos. É um mundo muito triste!

"Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive sua própria história", Bill Gates

Meu contato com a literatura se deu quando  tinha uns 12 ou 13 anos. Morava em Araraquara, interior de São Paulo, bem longe da Biblioteca Pública, tinha que fazer uma boa caminhada para pegar os livros emprestados, mas valia muito a pena. Você podia ficar dez dias com eles, mas eu devolvia bem antes disto, porque queria pegar mais. Era fascinada pelo mundo das letras.

Acho que a literatura mudou meu mundo – pelo menos a forma como me envolvo e reajo a ele. É impossível não ficar marcado pelo que a gente lê: os livros nos transformam, expandem nossas referências, desperta nosso senso crítico, dá voz aos nossos pensamentos. Leitura é tudo de bom e todo mundo deveria incluir entres seus passatempos algo ligado a este maravilhoso hábito – pelo menos, posso citar como argumento, te ajuda a se comunicar melhor, escrever melhor, fornece assunto para qualquer discussão, além de proporcionar momentos muito agradáveis! É como viajar sem pegar transporte. Prático, não?

Ler é um vício, um bom vício – uma virtude -  é como se você se transportasse naturalmente para outro mundo, onde passa a ser um “voyer” – acompanhando os passos de cada personagem e por que não, torcendo por eles – vivendo seus problemas, curtindo suas aventuras. Já deixei de fazer várias coisas porque precisava saber o que ia acontecer com determinada personagem no capítulo seguinte. E se enquanto estivesse “fora” acontecesse algo importante? Dizem que pessoas que não gostam de ler é porque ainda não encontraram seu gênero favorito e existem tantos. É só pesquisar. Gosta de fotografia?busque livros sobre o assunto. História Geral? Boa pedida! Tecnologia? Zilhões de obras à disposição.


Continua depois da publicidade


Algumas pessoas têm dificuldade em escrever um simples e-mail, porque lhes faltam vocabulário, técnicas, argumentos, organização de ideias - problemas que a leitura resolve, porque estimula a criatividade, amplia o conhecimento geral e capacidade de comunicação, auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e escrita - veja quantos ganhos a leitura traz para fortalecer nossa propriedade intelectual e profissional. A gente ganha, a empresa ganha, o mercado ganha, o país ganha. Nessa obra, só existem vencedores. 

Leitura é um diferencial competitivo, porque transforma as pessoas. Elas se sobressaem, adquirem vantagem estratégica sobre possíveis concorrentes numa seleção para uma vaga. As pessoas não nascem grandes palestrantes ou mestres acadêmicos. Elas estudam e os livros são seus grandes parceiros pela vida toda. A leitura pode mudar sua vida. Mas só há um jeito de saber. Que tal procurar um assunto interessante e começar a ler um pouco diariamente? 

Boa leitura! Sucesso! 

Gladis

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:
Fullsizerender2

Gladis Costa

Gladis Costa é profissional da área de Comunicação e Marketing, com vivência em empresas globais de TI. É fundadora do maior grupo de Mulheres de Negócios do LinkedIn Brasil, que conta com mais de 6200 profissionais. Escreve regularmente sobre gestão, consumo, comportamento e marketing. É formada em Letras, e tem pós graduação em Jornalismo, Comunicação Social e MBA pela PUC São Paulo. É autora do livro "O Homem que Entendia as Mulheres", publicado pela All Print.


Mais artigos de Gladis Costa